Publicações

“Esta publicação está pensada especialmente para aqueles que têm uma postura de autossuperação contínua na vida e que abraçam ou desejam abraçar o mundo da cooperação com os povos mais desfavorecidos do planeta. (…) Trata-se, então, de um suporte que cada cooperante ou aspirante pode utilizar no seu roteiro pessoal.”

Sónia Fernandes in Sobreviver em Missão

Sob o pseudónimo de Maio Luz, Sónia Fernandes apresenta os seus pensamentos em missão:
“Selecionaram-se apenas extratos que salientam as coordenadas que vai tomando na orientação dos caminhos da sua vocação. Os registos mais volumosos dão o da sua segunda missão em Timor.”

In Diário de Maio Luz

Primeiro livro infantil sobre voluntariado escrito em português, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Explica aos mais novos o que é o voluntariado e qual é a diferença entre contribuir para um mundo mundo através de atos realizados todos os dias como cidadãos e ser voluntária/0.

Pretende colmatar uma grande necessidade das organizações do 3.º setor em adquirir as competências e ferramentas em gestão de voluntariado. Foi publicado no âmbito do projeto Voahr. Está dividido em duas partes: na 1ª faz-se uma introdução ao voluntariado, e na 2.ª parte abordam-se aspetos técnicos da gestão do voluntariado.

Publicado no encerramento do projeto Voahr com o propósito de apresentar casos de estudo de ONGs sobre as suas boas práticas e dificuldades na gestão de voluntariado. Os conteúdos aqui expostos pretendem demonstrar o impacte prévio desta metodologia inovadora de capacitação das ONGs.

A Pista Mágica foi um dos autores deste Guia que foi lançado em 2015, quando Lisboa foi a Capital Europeia do Voluntariado.
O objetivo? Promover a cultura do voluntariado através do reconhecimento das boas práticas na gestão de voluntariado! Porque um voluntariado bem gerido é um voluntariado com maior impacte!

O “Aumentador de Asas” é um Manual Pedagógico de Educação para o Voluntariado que pretende apoiar pais, educadores e professores a educar crianças e jovens para o voluntariado. Este manual é desenvolvido a partir da experiência da Pista Mágica com o Projeto Mudar o Mundo, onde voluntárias contam a história “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar” e fazem atividades de educação para o voluntariado com crianças e jovens. Um manual cheio de atividades, individuais e em grupo, ideais para quem acredita que as crianças são o futuro e que o voluntariado não tem idade. Aumente as asas dos seus pequeninos!