Missão, visão e valores

MISSÃO

“Educar para o exercício de um voluntariado que efetivamente resolve os problemas das pessoas vulneráveis e do mundo.”

VISÃO

Aspiramos criar as bases para que o voluntariado seja as mãos do combate às desigualdades em Portugal e no Mundo. Também na batalha por um mundo melhor é necessário possuir competências.

Queremos mudar o caducado paradigma da solidariedade que sustenta os seus pilares na “boa-vontade”, para um novo e emergente paradigma que se deve sustentar no “fazer-bem”.

VALORES

Voluntariado. Como uma escolha responsável e de desenvolvimento pessoal, exercido de forma comprometida e profissional. Consciencializando a importância do exercício do voluntariado no colmatar das desigualdades e necessidades das comunidades que as organizações integradoras de voluntários envolvem. Assumindo o voluntariado como uma forma de estar na vida.

Capacitação. Como espaço de aprendizagem e construção de competência para a utilização de instrumentos no exercício do voluntariado e na gestão do mesmo (para uma gestão eficiente e eficaz dos voluntários de forma a servir a missão das organizações que os integram).

Transparência. A todos os níveis da organização, seja na relação com os seus membros, seus parceiros, financiadores e sociedade em geral.