Perguntas Frequentes

Não encontra aqui a resposta à sua questão? Envie-nos um email para info@pista-magica.pt e seremos tão breves quanto possível a responder.

P: As formações da Pista Mágica são certificadas?

R: Sim, exceto a Oficina “Como constituir/organizar 1 Associação”. As outras formações são certificadas. Também será emitido um certificado de participação no qual constarão a data de realização do curso, o número de horas e os principais conteúdos lecionados.

P: Porque é que alguns serviços da Pista Mágica têm um custo associado?

R: A nossa associação não conta com financiamentos ou subsídios a todo o momento, pelo que os serviços de capacitação, consultoria e auditoria são pagos. Esse pagamento cobre os custos administrativos de planeamento, organização e posterior avaliação dos serviços; os custos logísticos e de estrutura da organização; de pagamento aos formadores e de suporte aos custos inerentes aos serviços gratuitos que prestamos. Os excedentes que possam resultar dessa atividade revertem a favor das nossas atividades de voluntariado e custos de estrutura da organização.

Entendemos como essencial ter a colaboração dos formadores em contrapartida do pagamento desse serviço. Somos obviamente apologistas e promotores do trabalho voluntário, mas nunca numa lógica de substituição do trabalho remunerado.

Há quem defenda que a capacitação em voluntariado deveria ser gratuita. As razões pelas quais não o fazemos são as seguintes (alicerçadas na nossa experiência a dar formação de voluntariado desde muito tempo antes da constituição da Pista Mágica):

– Um grande número de pessoas que se inscrevem para frequentar os cursos gratuitos não aparece, o que compromete toda a formação e os recursos utilizados nesse esforço – tendo muitas vezes que ser canceladas as sessões e prejudicados os restantes formandos cumpridores;

– Trata-se de uma exploração dos profissionais que prestam serviços de capacitação mantê-los como voluntários;

– Os conteúdos que lecionamos são aplicados ao trabalho de voluntariado e igualmente ao trabalho de solidariedade remunerado. Trata-se, portanto, de um investimento que o participante nas atividades de capacitação está a fazer, não apenas para uma atividade de serviço aos outros como voluntário mas igualmente como assalariado.

P: Realizam preços especiais para grupos e/ou organizações? Que descontos posso ter?

R: Sim. Nos cursos que estão calendarizados na nossa agenda apenas os sócios têm acesso a descontos. Poderá consultar estas condições aqui.

Realizamos ainda cursos para organizações nas suas instalações, com descontos ainda maiores. Contacte-nos para lhe enviarmos um orçamento.

P: Onde têm lugar os cursos da Pista Mágica?

R: Dado que estamos sediados no distrito do Porto, é aqui que se realiza a maior parte da nossa atividade de capacitação e voluntariado. No entanto, também levamos as nossas atividades de capacitação a outras geografias, no caso de existirem inscrições em número suficiente ou para organizações que pretendam que nos desloquemos às suas instalações.

P: Quero ser voluntário, que instituição devo contactar?

R: Se tem interesse em ser voluntário sugerimos-lhe que frequenta uma ação de formação em iniciação ao voluntariado onde terá acesso a conteúdos essenciais para uma atuação informada e refletida. Aí terá a oportunidade de refletir sobre o que envolve a participação em atividades de voluntariado.

Posteriormente reflita com profundidade sobre os seguintes tópicos: que tipo de voluntariado pretendo realizar: de curta ou de longa duração; com pessoas, animais, ambiente, património, defesa de direitos humanos, etc; qual a sua disponibilidade de tempo e horário; com que tipo de organização. Depois de responder a estas questões poderá procurar oportunidades de voluntariado.

Para procurar oportunidades de voluntariado sugerimos que consulte no nosso site os LINKS.

P: Como posso ser voluntária/o da Pista Mágica?

R: Se está interessado em fazer voluntariado connosco, analise com atenção o projeto “Mudar o Mundo” (MoM) onde poderá assumir o papel de “Contadora de histórias” ou noutra função que entenda poder ser útil (analisaremos a sua proposta com atenção). Se tiver interesse em abraçar o projeto em regime de voluntariado preencha por favor a ficha de inscrição de voluntário proponente. Teremos todo o gosto em analisar a sua candidatura. Posteriormente pode vir a ser convocado para uma entrevista.

No caso de querer exercer “voluntariado de bastidores”, assumindo tarefas administrativas, de carater logístico ou outras, solicitamos que nos envie o seu  Curriculum Vitae onde estejam mencionadas as competências que pode oferecer como voluntário, de modo a podermos analisar se temos oportunidades de voluntariado que coincidam com o seu perfil.

P: Que instituições devo procurar para realizar voluntariado internacional?

R: Embora a nossa missão seja a capacitação para o voluntariado, poderá consultar na secção LINKS entidades responsáveis pelo recrutamento e divulgação de oportunidades de voluntariado e trabalho de cooperação internacional.

P: Recrutam voluntários para outras instituições?

R: Não. Existem outras organizações/iniciativas cuja razão de existir está destinada a recrutar voluntários, como é o caso dos Bancos de Voluntariado, Bolsa do Voluntariado e outras que se encontram mencionadas no nosso site em LINKS. A nossa atividade focaliza-se na construção de competências para o exercício de voluntariado, resultando num efetivo instrumento da ação humanitária.

P: Existem ofertas de emprego na Pista Mágica?

R: De momento não temos abertas oportunidades de trabalho remunerado.